quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os cristãos estão mortos!!!

O título pode parecer ofensivo mas, é tão real quanto possa parecer cruel.
Existem dois tipos, do suposto “cristianismo” moderno: aquele fundamentado sobre Moisés ao que chamamos “legalista” e aquele fundamentado sobre uma fé vaga e ilusória ao que chamamos “nominalista”.
O dicionário Michaelis determina “nominalismo” como: “Doutrina que não considera as espécies existentes, senão por seus nomes, ou segundo o uso deles”. O mesmo dicionário declara “legalista” como: “Relativo à lei”.
Enquanto o legalismo determina que o objetivo é alcançado através do cumprimento de leis o nominalismo determina que o objetivo é alcançado apenas pelo querer e não pelo efetuar.
Ambos os dois lados se contradizem. Legalistas afirmam que cumprem a lei pela fé num querer que gera o efetuar. Por outro lado, os nominalistas dizem que cumprem a lei, que chamam “lei do espírito” que diz que não é preciso fazer nada mas, apenas querer.
Pois bem, o apóstolo Paulo, contradiz os legalistas dizendo que está em nós o querer e não o efetuar (Rm 7:18), ou seja, que o nosso querer não gera o efetuar algum porque o “efetuar” verdadeiro vem de Deus. Neste mesmo pensamento o “nominalismo” também é desbancado porque “o querer” humano não produz nada daquilo que agrada a Deus.
Resumindo podemos entender que: Mesmo que você faça o que Deus pede, se esse efetuar foi feito pelo seu querer, então a obra realizada não tem valor algum. Somente através do verdadeiro “querer” é que teremos em nós verdadeiro “efetuar”. Tanto o “querer” quanto o “efetuar” verdadeiros vem de Deus.
E onde o título se encaixa no texto?
Quando Cristo disse que é a Nova Aliança ergue uma Nova Tábua da Aliança.
Não existe maneira de firmar uma nova Aliança usando o Testemunho da Aliança anterior. Para cada Aliança existe um novo testemunho. Do mesmo modo que Cristo estabelece uma Nova Aliança Ele ensina Novos Mandamentos em Novas Palavras.
Quando Cristo diz: “os meus mandamentos” ou “as minhas palavras” determina que existem novas leis e que estas devem ser cumpridas.
Não pode haver mandamento que não produza obras. Uma lei e ou mandamento produz o seu cumprimento. Mesmo que a lei dada seja: “Não faça nada!”, se você não fizer nada já estará produzindo obra. Do mesmo jeito a fé é uma obra. Se é preciso “ter” fé então fé requer ação.
Se perguntarmos para um legalista: quais são os mandamentos? Ele nos citará os 10 mandamentos. Se perguntarmos para um nominalista quais são os mandamentos ele nos citará “amar o próximo” e explicará que estamos livres da lei porque o sangue de Cristo nos salva. Amar o próximo também é da Antiga Aliança e está relatado em Levítico 19:18, 34.
Quem citará os mandamento”S” de Cristo e ensinará Suas Palavras? Cristo determinou muitos novos mandamentos em Mateus, Marcos, Lucas e João. Você sabe quais são?
Ou Deus nos ensinará ou os falecidos cristãos ressuscitarão para evangelizar os supostos “cristãos” modernos.
“Que Deus tenha piedade de nós”…

Sem comentários:

Enviar um comentário